segunda-feira, 15 de abril de 2019

POEMA PARA POETAS


                                                      Thais Guimarães






A POETISA
(para Hissa Hilal, poeta beduína)
Um dia não tive rosto
Em outra vida fui beduína
Não recebi moedas ao lavar a lâmpada
nenhuma paga que valha o óleo
queimado nas mãos
Um dia fui beduína aos 43 anos
e meus cabelos louros eram castanhos
com fios brancos sob o niqab negro
Porque também fui beduína
poemas foram queimados
divorciados de mim
debaixo das patas
dos cavalos
Na areia
minhas pegadas são réstias
que resistem
Do couro solado à imagem gasta
de uma boca nunca vista
uma língua vaza
pela fresta
Porque fui beduína
nascida com o dote
da palavra atribuída
à má sorte
Entre estacas provisórias
– escora
para cordas curtas
As letras escritas por minhas mãos
pojaram de uma cana fendida
o leite de pedra
de peitos nunca vistos
e alentaram palavras consoantes
num papel sobre os joelhos
enquanto homens bebiam chá
e riam
à sombra
das tendas de frisa
Beduína, agora levanto o véu
da alma
com a voz do vento
sem trégua
Um eco
centelha no deserto
– rasga a burka do medo
na fenda de um niqab negro
**
Thais Guimarães



Após a leitura deste belo poema, faça um em homenagem a outra poetisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário