segunda-feira, 8 de julho de 2013

EXERCÍCIOS COM DRUMMOND 2


Construção




Um grito pula no ar como foguete.

Vem da paisagem de barro úmido, caliça e andaimes hirtos.

O sol cai sobre as coisas em placa fervendo.

O sorveteiro corta a rua.



E o vento brinca nos bigodes do construtor.



    Reparemos no pequeno poema que cada verso só tem um verbo e que não há conectivos (conjunções, pronomes relativos, preposições) unindo os versos, com exceção do último. A ausência de conectivos e os períodos simples caracterizam um escrever primário, típico da criança, de quem está se iniciando na uso escrito da língua, no entanto Drummond e vários outros poetas se valeram desta construção para fins literários.

     A independência dos versos valoriza o que é dito em cada um deles e, por justaposição, vai acrescentando os fatos desta cena de construção, estimulando a visualização gradativa por parte do leitor.

      O último verso, em destaque, destoa dos demais pela surpresa da ação corriqueira e sem significado para a construção: o vento brinca nos bigodes. A construção em si (barro, caliça, andaimes, placa) está no poema a serviço do acontecimento banal, que é o pequeno movimento dos bigodes do construtor.

     A câmara (digamos assim) se desloca da panorâmica para o close do detalhe: o bigode é a metonímia do homem. Humaniza-se a cena e a visão do eu poético.


    Faça um poema em que o  movimento do olhar como no cinema ( panorâmica, plano médio, close...)
seja percebido, mostrando a proximidade ou o afastamento do eu poético em relação ao objeto.    

Um comentário: