quinta-feira, 29 de março de 2012

OFICINA LITERÁRIA NO SIMPRO

OFICINA LITERÁRIA
COM MARCUS VINICIUS QUIROGA

CRIAÇÃO DE POEMAS, CONTOS E CRÔNICAS

DE 3 DE ABRIL A 12 DE JUNHO
ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 9H30 ÀS 12H30
30 HORAS DE AULA

SIMPRO – RUA PEDRO LESSA 35/3º ANDAR
TELEFONE: 32623440
E-MAIL: ESCOLA-RIO@SIMPRO-RIO.ORG.BR

ALEGRIA, ALEGRIA


ALEGRIA, ALEGRIA
Caetano Veloso


Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou...

O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou...

Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot...

O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou...

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não...

Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento,
Eu vou...

Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou...

Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil...

Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou...

Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...





Caetano Veloso, vencedor de melhor letra do festival anterior, apresentou em 67 Alegria, Alegria, uma letra que destoava bastante de uma tradição da MPB: a presença da contemporaneidade (espaçonaves, guerrilhas, Cardinale, Brigite...); a fragmentação do mundo em metonímias (dentes, pernas...); a realidade brasileira (fome, fuzil...), sem discurso panfletário; a construção
sintática sem conectivos ( Ela pensa em casamento/Eu nunca mais fui à escola...); a simultaneidade e a superposição de fatos, em uma era já de muita informação ( Quem lê tanta notícia?), refletindo a vida fragmentada das cidades grandes...
O mote central de alegria e liberdade, melhor expresso nos versos “caminhando contra o vento/sem lenço, sem documento” e que se dissemina em “Os olhos cheios de cores/ O peito cheio de amores vãos”, “O sol é tão bonito” e em “Nada no bolso ou nas mãos”. O ir contra o vento ou contra a correnteza, ou até mesmo contra o sistema (por que não?) é enfatizado no verbo ir, várias vezes repetido, e no verso “Eu quero seguir vivendo, amor”, em que aparece também a ideia de movimento. A alegria se encontraria talvez no descompromisso, no não pertencimento, no seguir sempre em frente ...
Por outro lado, a rima documento e casamento associa, tanto na forma quanto no conteúdo, as duas coisas, afinal casamento é um documento e representa um mundo oficial contra o qual ele aparenta se colocar. Ainda que seja a mulher que queira, de forma insistente, se casar, sua voz parece contrariar um mundo sem lenço nem documento e uma vida sem nada no bolso ou nãos. Ou seja, o eu lírico transita de um mundo do sem (lenço, documento, escola, livros, telefone, fuzil, dinheiro...) para o mundo do com.
Há no ar um embate. A violência da época (crimes, bomba e fuzil) e a referência ao poder (em caras de presidente), de um lado, e a busca da libertação política de outro (guerrilhas); a liberdade de não ter documento e o documento do casamento; a coca-cola, o símbolo da capitalismo, nas mãos, e o “nada” nos bolsos e nas mãos,de outro; a televisão, ícone máximo de alienação e domínio do imaginário, de um lado, e o desejo de liberdade, de outro.
O verbo pensar não aparece em relação à escola ou a livros, mas a casamento e televisão, em evidente choque semântico. E a natureza das cidades litorâneas (Salvador? Rio de Janeiro?) prevalece (O Sol é tão bonito) sobre a cultura do contra, ou a contracultura que se delineava no fim dos 60.
Será que, vista hoje, Alegria, alegria, apesar de todas as inovações estéticas, não acabou sendo um canto de desencanto das dores que viriam após 68, com a vitória das celebridades da cultura de massa, de um país com fuzil e sem livros, de um modelo de vida com lenço e documento, com o fim do último movimento romântico da História em meados de 70.
Mais fragmentados nos tornamos, como cacos de coca. Aquela alegria hoje é apenas um retrato na parede. Mas como dói!

Marcus Vinicius Quiroga

segunda-feira, 19 de março de 2012


PONTEIO Capinam

Era um, era dois, era cem
Era o mundo chegando e ninguém
Que soubesse que eu sou violeiro
Que me desse o amor ou dinheiro...
Era um, era dois, era cem
Vieram pra me perguntar:
"Ô voce, de onde vai
de onde vem?
Diga logo o que tem
Pra contar"...
Parado no meio do mundo
Senti chegar meu momento
Olhei pro mundo e nem via
Nem sombra, nem sol
Nem vento...
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Pra cantar...(4x)
Pra cantar!
Era um dia, era claro
Quase meio
Era um canto falado
Sem ponteio
Violência, viola
Violeiro
Era morte redor
Mundo inteiro...
Era um dia, era claro
Quase meio
Tinha um que jurou
Me quebrar
Mas não lembro de dor
Nem receio
Só sabia das ondas do mar...
Jogaram a viola no mundo
Mas fui lá no fundo buscar
Se eu tomo a viola
Ponteio!
Meu canto não posso parar
Não!...
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Pra cantar, pra cantar
Ponteio!...(4x)
Pontiarrrrrrrr!
Era um, era dois, era cem
Era um dia, era claro
Quase meio
Encerrar meu cantar
Já convém
Prometendo um novo ponteio
Por Certo dia que sei
inteiro
Eu espero não vá demorar
Esse dia estou certo que vem
Digo logo o que vim
Pra buscar
Correndo no meio do mundo
Não deixo a viola de lado
Vou ver o tempo mudado
E um novo lugar pra cantar...
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Pra cantar
Ponteio!...(4x)
Lá, láia, láia, láia...
Lá, láia, láia, láia...
Lá, láia, láia, láia...
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Pra cantar
Ponteio!...(4x)
Pra cantar
Pontiaaaaarrr!...(4x)
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Pra Cantar!



A música vencedora do Festival da Record de 67 trazia no título uma palavra pouco comum na metrópole paulista e, de certa forma, estava no lado oposto ao das guitarras e inovações de arranjos de Domingo no Parque e Alegria, Alegria. Ponteio era uma continuidade, tanto na música quanto na letra, da MPB, só que com mais qualidade. Edu Lobo e Capinam, ainda jovens, já faziam parte do primeiro time de nossa música.
Permito-me aqui uma digressão. Os anos 60 na MPB representaram um salto qualitativo infelizmente jamais repetido na história de nossa música.
Se Ponteio trazia a viola (e não a guitarra do rock), mantendo diálogo com a tradição musical e literária, isto não significava que a letra significasse continuísmo ou acomodação. As aparências (e até muitas essências) enganavam e enganam.
O verbo pontear tinha conotações de resposta e resistência e a viola podia ser vista como uma arma para enfrentar a violência da época. Reparemos que esta violência aparece diversas vezes na letra (Senti chegar meu momento/violência/era morte redor mundo inteiro/ tinha um que jurou me quebrar). Nesta linha, faz-se referência ainda a “um dia” em que o mundo teria mudado (melhorado): “Certo dia que sei por inteiro/ Eu espero não vá demorar/ Esse dia estou certo que vem /Digo logo o que vim / Pra buscar/ Correndo no meio do mundo/ Não deixo a viola de lado/Vou ver o tempo mudado/E um novo lugar pra cantar...”
A viola nacional encontra-se em 67 a serviço da utopia, da esperança de um mundo mais justo. Para tanto o livre-arbítrio e a iniciativa se faziam necessários, como vemos talvez nos versos mais incisivos da canção: “ Jogaram a viola no mundo/
Mas fui lá no fundo buscar/ Se eu tomo a viola/Ponteio!/ Meu canto não posso parar”. Se formalmente falando, Alegria, alegria, era mais inovadora, ainda trazia as marcas do sistema (coca-cola ,casamento, televisão) contra as quais ela sugeria ir contra.
Ponteio foi, portanto, a vitória da esperança e da determinação que viola e pontear simbolicamente significavam (significam).

Marcus Vinicius Quiroga

quinta-feira, 15 de março de 2012

DOMINGO NO PARQUE



Domingo no Parque
Gilberto Gil

O rei da
brincadeira
Ê, José!
O rei da confusão
Ê, João!
Um trabalhava na feira
Ê, José!
Outro na construção
Ê, João!...

A semana passada
No fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde
Saiu apressado
E não foi pra Ribeira jogar
Capoeira!
Não foi pra lá
Pra Ribeira, foi namorar...
O José como sempre
No fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo
Um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio...

Foi no parque
Que ele avistou
Juliana
Foi que ele viu
Foi que ele viu Juliana na roda com João
Uma rosa e um sorvete na mão
Juliana seu sonho, uma ilusão
Juliana e o amigo João...


O espinho da rosa
feriu Zé
(Feriu Zé!) (Feriu Zé!)
E o sorvete gelou seu coração
O sorvete e a rosa
Ô, José!
A rosa e o sorvete
Ô, José!
Foi dançando no peito
Ô, José!
Do José brincalhão
Ô, José!...
O sorvete e a rosa
Ô, José!
A rosa e o sorvete
Ô, José!
Oi girando na mente
Ô, José!
Do José brincalhão
Ô, José!...
Juliana girando
Oi girando!
Oi, na roda gigante
Oi, girando!
Oi, na roda gigante
Oi, girando!
O amigo João (João)...
O sorvete é
morango
É vermelho!
Oi, girando e a rosa
É vermelha!
Oi girando, girando
É vermelha!
Oi, girando, girando...


Olha a faca! (Olha
a faca!)
Olha o sangue na mão
Ê, José!
Juliana no chão
Ê, José!
Outro corpo caído
Ê, José!
Seu amigo João
Ê, José!...

Amanhã não tem
feira
Ê, José!
Não tem mais construção
Ê, João!
Não tem mais brincadeira
Ê, José!
Não tem mais confusão
Ê, João!...

Êh! Êh! Êh Êh Êh
Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!...


Domingo no parque é um exemplo de letra que depende de música, como já vimos há bastante tempo aqui no blog. Sem a melodia e os arranjos do festival, o texto perde muito.
Vejamos alguns pontos. Trata-se duma letra narrativa que se inicia com a apresentação dos personagens; em seguida, temos a narrativa propriamente dita e os fatos que ocorrem com José e João são relatados. Lemos, então, um texto em prosa.
Na terceira estrofe, o uso da linguagem coloquial quebra as regras sintáticas e introduz poesia ao texto, apesar das rimas tão banais que se sucedem: João, mão, ilusão coração.
Na estrofe seguinte, temos uma relação semântica pobre: o espinho ferir e o sorvete gelar. Versos mais gastos não existem. No entanto, a graça da canção se dá com a música e com a sequência de
versos que sugerem o rodopiar de uma roda gigante, como se fosse uma onomatopeia auditiva e visual. As palavras não trazem conotações novas, mas o ritmo da música traduz a vertigem da roda girando e das imagens girando na mente de José.
Depois ocorre mais um fato: o crime passional. E os versos mantêm a tensão da roda, unindo rosa vermelha e sorvete de morango no sangue dos amantes mortos por José. A sucessão de cenas da letra leva ao clímax do duplo assassinato: o feirante mata o amigo operário e a namorada que o traía. A matéria que mais lembra notícia de jornal sensacionalista tem um
tratamento musical (mais do que poético) que a distancia da denotação jornalística. Curiosamente, o crescendo da relação triangular que termina com as duas mortes, dá vez a um comentário óbvio, em ritmo mais lento, dizendo que amanhã não haverá feira nem construção, e temos um cantor sorridente, quase feliz, acompanhado pelos muito jovens Mutantes que parecem dançar de tão animados.
Esta letra é útil para pensarmos como um texto que trabalha com repetições e clichês, graças à música e aos arranjos do maestro Duprat, trouxe novidade ao festival. As guitarras salvaram o velho triângulo amoroso com suas flores, sorvetes e facas. Mas isto já é outra história.


Marcus Vinicius Quiroga

domingo, 11 de março de 2012

II - FESTIVAL 67. RODA VIVA





RODA VIVA
Chico Buarque

Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu...
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá ...

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...

A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá...

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...

A roda da saia mulata
Não quer mais rodar não senhor
Não posso fazer serenata
A roda de samba acabou...
A gente toma a iniciativa
Viola na rua a cantar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a viola prá lá...

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...

O samba, a viola, a roseira
Que um dia a fogueira queimou
Foi tudo ilusão passageira
Que a brisa primeira levou...
No peito a saudade cativa
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a saudade prá lá ...

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...(4x)


No festival de 67 da Record, havia uma oposição, não totalmente declarada, (apesar da passeata contra as guitarras, da qual G. Gil estranhamente participara) entre uma “roupagem” diferente de Gil, Caetano e os Mutantes e a tradicional (digamos assim) de Edu Lobo, Chico Buarque, Sérgio Ricardo etc. De um lado, arranjos mais sofisticados e o uso de guitarras na MPB; do outro, os ritmos nordestinos e o samba.
Se a música de Roda viva era um samba, o que, portanto, daria continuidade a uma tradição, sua letra tratava do descontínuo. Caso alguém diga que os versos octossílabos de octetos e o refrão também remetem à tradição, lembrarei que em 67 a Semana de Arte Moderna, com o seu verso livre, já tinha a maturidade de seus 45 anos, não mais uma adolescente travessa. Certo também que o refrão tornou-se um apelo nos festivais, para cativar as plateias que, com palmas e entusiasmo, influenciavam o júri.
De qualquer forma, se compararmos com as demais letras selecionadas, ela tem uma profundidade de questionamento que não aparece, por exemplo, em Domingo no parque, ainda que esta fosse mais inovadora esteticamente (na segunda parte e nos arranjos). Queremos dizer com isto que o uso de formas tradicionais (sic) pode servir para conteúdos não acomodados.
As quatro estrofes põem em questão a força do tempo, da engrenagem social, da mídia, da contemporaneidade, de tudo que nos afasta de nós mesmos. Voz, rosa, roda de samba, barco, mulata, viola são signos populares, de fácil compreensão, e habitam o repertório da MPB, ao passo que, na época, as referências (refrigerantes, atrizes de cinema e a fragmentação da mídia) de Alegria, alegria eram mais atuais.
Os quatro versos iniciais das quatro estrofes variam a reflexão sobre o estar naquele momento no mundo. O sujeito (a gente) se encontra em desencontro com o mundo, este cresceu e aquele estancou; vai contra a corrente (A repressão da ditadura? As pressões sociais e sua hipocrisia? As leis do mercado?...); lamenta certas mudanças (ou perdas) que tiraram a sua alegria de cena; e conclui com o eterno tema da efemeridade do tempo: tudo é ilusão, tudo passa, tudo se desfaz.
Neste sentido, o autor retoma o final de A banda, vencedora do festival anterior: ”Mas para meu desencanto/ O que era doce acabou/Tudo tomou seu lugar/ Depois que a banda passou/E cada qual no seu canto/ Em cada canto uma dor/ Depois da banda passar/ Cantando coisas de amor”
Vemos aqui o mesmo tom de desalento (embora na ocasião todos achassem A Banda uma música alegre). O questionamento do livre-arbítrio, da escolha e da iniciativa aproxima mais esta letra de versos de Ponteio do que do crime passional de Domingo no parque: “Jogaram a viola no mundo/ Mas fui lá no fundo buscar/ Se eu tomo a viola/Ponteio!/Meu canto não posso parar/ Não!...” Só que, se Capinam fala de ação e resistência, Chico fala de ação e fracasso: a roda viva, ou melhor, as rodas vivas políticas, sociais, musicais ou literárias vencem.
Triste profecia.


Marcus Vinicius Quiroga

terça-feira, 6 de março de 2012

67, UM ANO ANTES DO ANO QUE NÃO TERMINOU


Assistindo ao DVD do Festival da Record de 67, lamentamos que o documentário, tanto tempo depois, não tenha abordado a questão do “balaio”, gíria usada na época para designar as músicas que já seriam finalistas, independente da seleção. Paulinho Machado de Carvalho ainda esclarece que seu desejo era que o festival se assemelhasse ao catch, que tanto sucesso fazia na ocasião. O telecatch era um programa de luta livre que criava personagens para seus lutadores: o mocinho, o vilão, o desonesto , o cruel, o balofo etc Para melhor compreensão do cath, recomendamos o artigo de Roland Barthes publicado em Mitologias (1956).

Não teria sido ChIco Buarque o mocinho e Sérgio Ricardo, o vilão? Mas tanto Roda viva quanto Beto bom de bola não eram canções para mocinhos acomodados. Ao contrário, desafinavam o coro dos contentes. Caetano, Gil, Roberto Carlos teriam quais personagens? A polêmica viola x a guitarra não seria um golpe de marketing? E assim segue...

Sem querer entrar no mérito da qualidade (talvez tenha sido de fato a geração mais talentosa da música em nosso país), chamamos atenção para a coincidência de nomes que se alternavam nos primeiros lugares dos festivais dos 60/70, no Rio e em São Paulo, tanto compositores como intérpretes: Vinicius de Morais, Chico Buarque, Edu Lobo, Baden Powel, Gilberto Gil, Vandré, Antonio Adolfo e Tibério Gaspar , Elis Regina, Evinha...

O balaio não desapareceu. Ainda faz parte dos concursos em todas as artes. Só que a maior parte do público não sabe disto. Não percebe que todo festival ou concurso é um tipo de Oscar, cujas indicações já bastam para aumentar a bilheteria do filme. Acreditamos que hoje em dia ninguém mais acredite na validade do Oscar, que sempre foi um prêmio da indústria cinematográfica com objetivos mais que explícitos de marketing: consolidação de nomes, divulgação, bilheteria... As nossas artes não dão o dinheiro hollywoodiano. Somos ainda a colônia, não a matriz. Mas de qualquer forma, mantemos o hábito de usar festivais, concursos e prêmios para lançar artistas ou legitimar os consagrados.

Paulinho Machado (o único depoimento interessante neste aspecto) é claro quando diz que o festival era só um “programa de televisão”, e de auditório, ou seja, era feito tendo em vista o público, que comparecia, como se fosse uma torcida organizada de clube. Aplaudiam e vaiavam sem ouvir a música, afinal estavam ali para torcer, não para apreciar música alguma. As claques (como se dizia) eram também um personagem no estilo do catch.

O legado destes festivais foram muitas canções de qualidade, não os mecanismos viciados de lançamento, promoção e consagração dos artistas da indústria fonográfica. Uma aparição no festival, uma boa colocação, uma vaia organizada, tudo aumentava as vendas dos discos, que, em suma, era o que importava.

Infelizmente as boas canções escassearam, permanecendo só os balaios na música, na literatura, na pintura, no teatro, no cinema...E que o público tenha a boa-fé de acreditar no critério e na lisura dos júris.

Marcus Vinicius Quiroga

sexta-feira, 2 de março de 2012

POESIA E PINTURA, UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO


Durante séculos, a pintura só era vista frente a frente, nos museus, nas galerias ou nas casas dos colecionadores. Depois surgiram as fotografias em livros e as reproduções. E mais recentemente os museus da internet. Isto significa que durante muito tempo os quadros eram apreciados por um número bastante reduzido de pessoas. A pintura era uma arte para poucos.

No século XX, revistas e jornais tornaram alguns quadros mundialmente conhecidos, ainda que não vistos, como a Mona Lisa, O grito, Os girassóis de Van Gogh ou os pescoços de Modigliani, por exemplo. Livros de arte, slides, vídeos, tudo colaborou para uma divulgação da pintura e a criação de um público maior. E assim aumentou-se o número de apreciadores de pintura, sendo pequeno ainda o número de consumidores, uma vez que um quadro é n vezes mais caro do que um cd ou um livro.

A poesia, ao contrário, desde o início da publicação de livros, vem ocupando as estantes dos leitores, que não precisam sair de casa e ir a um museu, para ter contato com esta arte. Jornais, revistas, declamações e espetáculos divulgaram o texto poético. E hoje em dia temos também blogs, sites e gravações a serviço do poema. Não há dúvida de que nunca se “publicou” tanta poesia quanto hoje, no entanto...

Dizia Mário Quintana que só poeta lia outro poeta. Blague à parte, há muitos poetas que nem leram os grandes poetas de sua língua, mas escrevem e escrevem. Na prática, temos um número elevado de edições de livros de poesia, não de leitores.

Drummond, o poeta-referência de nossa literatura, está sendo reeditado e cada livro seu terá 3.000 exemplares. Se pensarmos que no momento um livro de um autor religioso ultrapassou a marca de 7 milhões de exemplares, algo não vai bem com a poesia. O fato é que mal distribuído e mal divulgado, o livro de poesia é pouco lido.

Vai aqui a pergunta. Não criaria a poesia, por suas características, uma distância normal com o leitor médio? Este, sabidamente, prefere narrativas a abstrações, velocidade de leitura à profundidade, descrições a metaforizações, “realismos” a sugestões etc

Ou seja, não seria da natureza (argh!) da poesia a circulação por poucos olhares? Letra de música - não poesia - pode ser pop, isto mesmo, popular. Se um poeta de livro didático como Drummond e que foi o mais interpretado nas páginas dos vestibulares do Rio (talvez do país) tem 3.000 exemplares, um poeta reconhecido (mas menos famoso ) tem 1.000; e um iniciante, 300 ou 200. Esta é a verdade.

Façamos enfim a aproximação com a pintura. Por que esperarmos que um livro de poesia seja lido por 2 milhões de leitores? Por que não aceitarmos que ele entre em contato só com 150 ou mesmo 80 leitores, como de fato acontece?

A mídia da música ou do cinema não é a mesma das artes poética e plástica, portanto as expectativas de público devem ser bem diferentes. Não seria a poesia, como a pintura e a escultura, aquele biscoito fino (como disse Oswald de Andrade) que permanecerá biscoito fino, sem jamais ser massificado? Quantas pessoas você realmente conhece que frequentam galerias de arte? E quantas que vão a cinemas ou a shows de música?

Ter um público pequeno talvez não seja a fatalidade, mas o destino, da poesia. E não devemos, escritores, professores, críticos e editores, nos lamentar. E, sim, ler um poema com o carinho e o tempo que um quadro também merece. Para um livro editado em pequena escala uma leitura artesanal.

Marcus Vinicius Quiroga