sábado, 31 de agosto de 2013

REFEIÇÃO EM FAMÍLIA


Torquato Neto

                                                     
                                                     

DEUS VOS SALVE ESTA CASA SANTA
(Torquato Neto)


Um bom menino perdeu-se um dia 
Entre a cozinha e o corredor
 
O pai deu ordem a toda família
 
Que o procurasse e ninguém achou
 
A mãe deu ordem a toda polícia
 
Que o perseguisse e ninguém achou
 

Ó deus vos salve esta casa santa
 
Onde a gente janta com nossos pais
 
Ó deus vos salve essa mesa farta
 
Feijão verdura ternura e paz
 

No apartamento vizinho ao meu
 
Que fica em frente ao elevador
 
Mora uma gente que não se entende
 
Que não entende o que se passou
 
Maria Amélia, filha da casa,
 
Passou da idade e não se casou
 

Ó deus vos salve esta casa santa
 
Onde a gente janta com nossos pais
 
Ó deus vos salve essa mesa farta
 
Feijão verdura ternura e paz
 

Um trem de ferro sobre o colchão
 
A porta aberta pra escuridão
 
A luz mortiça ilumina a mesa
 
E a brasa acesa queima o porão
Os pais conversam na sala e a moça 
Olha em silêncio pro seu irmão
 

Ó deus vos salve esta casa santa
 
Onde a gente janta com nossos pais
 
Ó deus vos salve essa mesa farta
 
Feijão verdura ternura e paz
 





















      Belchior




NA HORA DO ALMOÇO
(Belchior)


No centro da sala,
diante da mesa,
no fundo do prato,
comida e tristeza.
A gente se olha,
se toca e se cala
E se desentende
no instante em que fala.
Cada um guarda mais o seu segredo,
sua mão fechada
sua boca aberta
seu peito deserto,
sua mão parada,
lacrada,
selada,
molhada de medo.
Pai na cabeceira: É hora do almoço.
Minha mãe me chama: É hora do almoço.
Minha irmã mais nova, negra cabeleira...
Minha avó me chama: É hora do almoço.
... E eu inda sou bem moço
pra tanta tristeza.
Deixemos de coisas,
cuidemos da vida,
senão chega a morte
ou coisa parecida,
e nos arrasta moço
sem ter visto a vida
ou coisa parecida aparecida




  A hora da refeição serve para os letristas fazerem um retrato da família.
  Faça um poema, também com um olhar crítico, sobre  uma cena familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário